Associativismo: saiba como ele pode trazer benefícios para a sua farmácia

Atualizado: Fev 22

Você provavelmente já sabe o significado de associativismo, certo? A expressão significa a união de indivíduos que almejam solucionar necessidades coletivas e atingir resultados para o bem de todos. De forma mais específica, o associativismo diz respeito a uma prática social de organizar associações, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, as quais se representam de forma mútua, diante dos interesses coletivos.


Imagem: Freepik


Do ponto de vista do varejo farma, os associados podem (e devem!) trabalhar em conjunto para redução de custos operacionais, ir em busca de melhores condições de preço e prazo no mercado, aprimorar estratégias de vendas, melhorar o desenvolvimento dos profissionais envolvidos nos negócios, consolidar parcerias estratégicas com fornecedores, fomentar a cultura empreendedora e ainda motivar a competitividade no mercado.


Este modelo de negócios que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, é regido por princípios indispensáveis que, quando colocados em prática, possibilitam às associações exercer um papel transformador e único na sociedade, fortalecem a representatividade e competividade do setor. A união entre os empresários alinhada a uma boa representação, sem dúvidas tendem a elevar o faturamento das drogarias associadas.

Dentre as características de uma associação, é importante destacar o seu papel na capacitação, que acontece como um agente de desenvolvimento pessoal, o que consequentemente reflete nos resultados da empresa. O padrão em treinamentos, na abordagem ao cliente e estudos constantes, são características de empresas associadas à redes que visam o crescimento em equipe.


Outro ponto chave é a respeito das ferramentas utilizadas, onde em um mercado cada vez mais competitivo, o diferencial que as organizações precisam está na facilidade de operacionalizar processos. Ser associativista é um caminho que possibilita chegar ao sucesso, desde que o empresário utilize, com competência, as ferramentas e estruturas disponíveis aos associados.


Imagem: Freepik


E para os empresários – sobretudo das pequenas e médias drogarias – estar associado à uma Rede pode trazer inúmeros benefícios e colocar a sua drogaria no mesmo local de destaque de grandes empresas.


Por fim, é importante dizer que o associativismo é um mecanismo essencial para que a drogaria saia do anonimato e ganhe maior expressão social, política, ambiental e econômica. Além de uma posição mais justa no mercado, levando a força de seu nome, alinhado à marca a qual faz parte, para lugares cada vez maiores.

21 visualizações0 comentário

Entre em contato conosco!

(33) 3351 3433

Escritório Central

Av. Professora Elza Bacelar, 1235

Progresso, Raul Soares - MG, 35350-000

Imagens Ilustrativas -Política de Privacidade

© 2019 por Marketing Rede Soma Drogarias

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social