Diferenças entre Medicamentos de Referência, Similares e Genéricos

No #dicasoma de hoje, temos um assunto muito importante. Na hora de comprar um medicamento, muitas pessoas ficam confusas com a variedade de nomenclaturas e eficácia dos produtos.





Entenda as diferenças entre eles se mantenha informado:


💊Medicamento de Referência:

É um novo produto que após anos de pesquisa é lançado pela indústria detentora da patente, o qual a eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente - ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esses medicamentos são utilizados como referência para a produção de medicamentos genéricos e similares.


💊Medicamento Similar:

O medicamento similar é identificado pela marca ou nome comercial e possui o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência. A diferença entre eles está relacionada à marca do produto, que por ser produzido por outra indústria concorrente, utiliza outra marca, patenteada por essa outra indústria. Medicamento similar só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência, iguais aos que são exigidos para os genéricos.


💊Medicamento Genérico:

Os genéricos são medicamentos que apresentam princípio ativo idêntico a um medicamento de referência, o que é assegurado por testes apresentados à ANVISA. Portanto, os medicamentos genéricos podem substituir os de referência prescritos pelo médico. Como esse tipo de medicamento não tem marca, o que o consumidor lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento. Em geral, eles têm custo mais acessível. Na embalagem dos genéricos há uma tarja amarela contendo a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico”.


#drogaria #farmacia #medicamentos #medicamentosimilar #medicamentogenerico #medicamentodereferencia #duvidasfarmaceuticas

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo