Novembro chegou! Guia Completo de como preparar a Farmácia para a Black Friday



A Rede Soma Drogarias preparou para você um Guia Completo de como a Farmácia pode usar essa data tão importante para aumentar as vendas e firmar a imagem de Drogaria com preço baixo. Confira!


O que é a Black Friday

A data surgiu nos Estados Unidos, e corresponde ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, ou seja, é a quarta sexta-feira do mês de novembro. O dia é conhecido por abrir a temporada de compras para o Natal e atrair milhões de consumidores interessados nas ofertas oferecidas na data.


Por que sua Farmácia deve participar

No Brasil, a data começou em 2010, e foi um evento inteiramente online. Poucas lojas participaram, mas mesmo assim, o evento arrecadou 770 milhões de reais. Em 2020, as vendas ultrapassaram os R$ 4 bilhões. Muitos Clientes aguardam pela Black Friday para realizar grandes compras, mesmo nos períodos de crise, a data vem crescendo ano após ano e a sua Farmácia não deve ficar de fora.


Como participar da Black Friday

Como um Associado da Rede Soma, você pode ter acesso ao material de marketing disponibilizado pela Rede e consultorias com nossos especialistas para se programar para a data. Não se esqueça de utilizar as artes disponíveis para personalização, é só acionar seu consultor!


Antes do Grande Dia:


Planeje suas compras e estoques

A falta da mercadoria desejada é uma das principais razões que levam o consumidor a procurar os concorrentes. Por isso, você deve planejar suas compras para que seus estoques estejam abastecidos com o melhor mix de produtos possível. Para isso, analise seu sistema e invista naqueles que atendem melhor às demandas da sua Drogaria. Faça uma Curva ABC para estimar quais os produtos mais adequados e fale com nossos Especialistas para elaborar a melhor estratégia para a sua Farmácia.


O Cliente em primeiro lugar

A Black Friday não é novidade para os consumidores, por isso, eles estão cada vez mais exigentes e cautelosos. Então não tente enganar seus Clientes e crie promoções que sejam realmente vantajosas para eles. Lembre-se de que você deve ter a confiança de seus compradores e irá perdê-la se tentar criar falsas promoções, como subir os preços semanas antes da Black Friday para baixá-los no dia. Esses esquemas são conhecidos dos fregueses, fáceis de serem descobertos e extremamente mal vistos. Desta forma, você perderia muitas vendas futuras. Os Especialistas da Rede Soma podem te ajudar a elaborar as melhores promoções, que irão atrair consumidores e aumentar suas vendas e lucros.


Prepare sua equipe

A Black Friday é um dia de grande movimento, então pode ser um período cansativo para sua equipe. Por este motivo, capacite seus colaboradores, para que eles saibam atender os consumidores sempre da melhor forma. Também pode ser interessante que eles conheçam bem o código de Defesa do Consumidor, o que evitaria erros de conduta e pequenos problemas. A Rede Soma oferece capacitação para a sua equipe sempre que solicitada, então aproveite esse benefício para melhorar suas vendas.

Além de saber como bem atender, é importante que seu grupo se sinta motivado a vender. A Black Friday deve ser mais do que só um período de desgaste na visão deles. Por este motivo, tente negociar valores especiais de comissão, garantindo um bom desempenho da equipe e aumentando seus lucros.


Atualize seu Sistema de Gestão


Não adianta atrair muitos Clientes se seu Sistema de Gestão não conseguir atender às demandas e atrasar as vendas. Lembre-se de que os consumidores darão preferência para Farmácias com menos filas. Desta forma, faça a manutenção do seu Sistema com antecedência, evitando desgastes desnecessários e a perda de vendas.


Entre no clima


Além das ofertas, os consumidores também vão avaliar outras características antes de escolher onde fazer suas compras. Uma delas é a ambientação. Muitas vezes, os compradores são influenciados por fatores e nem se dão conta disso. Então invista em decorações temáticas de fachada que passam a ideia que sua Drogaria deseja transmitir. Você deve sinalizar que está participando da Black Friday e oferecendo ofertas, assim irá atrair muito mais consumidores.


O interior também é importante! Uma vez feita a decoração externa, é hora de cuidar da parte interna da sua Farmácia. Reveja os projetos de setorização oferecidos pela Rede Soma e faça também decorações e sinalizações internas. Mantenha as chamadas de ofertas bem visíveis e de fácil compreensão. Além disso, o nome da Farmácia e os serviços oferecidos também devem ser visíveis em pontos estratégicos, mas sem tornar o ambiente sobrecarregado de informações.


Fazendo um aquecimento:


Antecipe promoções


Tenha em mente que assim como você, os consumidores também se prepararam para a Black Friday com antecedência. Isso significa que as pesquisas e até as compras começam muito antes do grande dia. Por isso, você deve chamar a atenção dos clientes da mesma forma: com antecedência. Planeje seu calendário de ofertas e comece a oferecê-las em menores proporções e progressivamente, guardando sempre a “cereja do bolo” para a última sexta-feira do mês. Isso significa que você não deve oferecer os descontos máximos logo na primeira semana, pois isso causaria uma quebra de expectativa no consumidor.


Informe sua participação


Tão importante quanto oferecer as ofertas, é fazer com que os clientes saibam que elas existem. Por isso, invista na divulgação antecipada de suas promoções, para que seus compradores tenham tempo para se programar e até juntar dinheiro para aproveitar suas ofertas. Além disso, informe o aumento progressivo dos seus descontos até o Grande Dia.



gif

No Grande Dia:

A “cereja do bolo”


Agora é a hora de oferecer o valor máximo dos seus descontos. Desta forma, você garante que os consumidores mais precavidos comprem com antecedência e também consegue as vendas com aqueles que resolveram aguardar pelo menor valor no dia mais concorrido. Além disso, oferecer o melhor preço em um único dia influencia fortemente a compra dos consumidores, que são movidos pelo “Gatilho de Urgência” e se sentem mais inclinados a aproveitar o preço antes que ele volte a subir.


Facilite a compra


Sempre leve em conta o contexto que seus consumidores estão vivendo. Num momento de crise como agora, é importante que você torne viável a compra de seus produtos. Uma forma de fazer isso é oferecendo mais de uma opção de forma de pagamento. Assim você garante a compra e possibilita o não comprometimento do orçamento de seus clientes.


Cuide do seu ambiente


O grande movimento na sua Farmácia pode acabar gerando alguns problemas, como o acúmulo de papéis no chão ou a desorganização das suas prateleiras. No entanto, sua Drogaria deve ser sinônimo de um ambiente limpo e organizado, pois se trata de um estabelecimento voltado para o cuidado com a saúde e o bem estar das pessoas. Por isso, você deve fazer o possível para não permitir o comprometimento dessa imagem. Sua equipe deve ser instruída a manter a organização e limpeza da sua Farmácia, conquistando a confiança de seus consumidores.


Facilite itens de consumo rápido


Durante o período de compras, muitos consumidores podem passar o dia indo de loja em loja. Assim, vão apresentar sinais de cansaço e fome em algum momento. Por este motivo, você deve ter itens de consumo rápido disponíveis para compra e de fácil acesso, como água fresca e petiscos. Além de lucrar com a venda destes itens e promover um momento de descanso, você também atrai esses consumidores para o interior da Farmácia, possibilitando que outras compras sejam feitas.


Atenda por diferentes canais


Com o fluxo intenso de pessoas e a alta das demandas das compras online, também é importante que sua farmácia esteja apta para atender por outros meios, como por exemplo, via WhatsApp e pelo site. Assim, você assegura a compra mesmo de clientes que não se deslocaram até a sua Farmácia.


Com este Guia, a Rede Soma espera que sua Farmácia esteja mais apta a realizar mais vendas durante este evento que movimenta bilhões todos os anos. Dúvidas? Consulte nossos especialistas e veja como fazer a melhor preparação para a Black Friday!


gif

Não se esqueça de colocar nosso Guia em prática e mostrar tudinho nas redes sociais!



162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo