Soma Drogarias cresce 31% e supera meio bilhão de receita

Faça parte da Rede de farmácias que mais cresce no Brasil e esteja preparado para o sucesso.


Uma das maiores redes de farmácias associativistas do Brasil, a Soma Drogarias ultrapassou pela primeira vez a marca de meio bilhão de reais em faturamento. A receita de R$ 622 milhões em 2020 é 31% maior que a do ano anterior (R$ 475 milhões) e supera a média de crescimento geral do mercado farmacêutico – que foi de 15,6% segundo a consultoria IQVIA.

“O que nos deixou ainda mais felizes foi o crescimento médio de 27% das farmácias associadas à Rede Soma, o que reflete a expansão real de cada estabelecimento, com expressivo ganho de mercado na cidade onde atua”, complementa o CEO Paulo Henrique Ribeiro.



Com sede no município de Raul Soares, na Zona da Mata mineira, a Rede também ampliou de forma consistente o número de pontos de venda. Hoje já são mais de 600 farmácias associadas em 19 estados brasileiros, um crescimento de 16% em relação a 2019. “No ano anterior, já tínhamos ampliado em 42% o número de PDVs, com a expansão concentrada nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país”, ressalta Ribeiro.


A venda de unidades chegou a 35,6 milhões, contra 29 milhões comercializadas em 2019. O volume de clientes é de cerca de 2 milhões. Os maiores crescimentos percentuais foram das categorias de produtos de higiene pessoal/perfumaria e medicamentos genéricos. Juntos, esses dois segmentos já correspondem a mais de metade (52%) do volume de negócios.


“Em função do cenário econômico, os brasileiros encontram nos genéricos uma alternativa mais acessível para adquirir medicamentos essenciais. Mas ao mesmo tempo, a pandemia colaborou para tornar a farmácia o canal de conveniência mais prático e seguro para a população, o que valoriza os produtos de perfumaria”, avalia o executivo.


Tecnologia e novos serviços


A Rede atribui os resultados à estratégia focada em novas tecnologias e serviços de assistência farmacêutica. “Desenvolvemos no ano passado um app de delivery próprio, o que fomentou o aumento das vendas mesmo no pico da crise. Agora, demos início a estudos para formatar uma plataforma de e-commerce da rede”, revela.

A Soma Drogarias prevê ainda destinar R$ 1 milhão por ano para campanhas de marketing e estruturação de programas de marca própria e fidelização. “Já temos uma linha de nutracêuticos com oito apresentações e nosso projeto é lançar mais duas para o público infantil”, complementa.


Outra aposta é a implementação de um modelo de assistência farmacêutica, que atualmente está em teste em cerca de 30 farmácias do grupo. Para isso, a companhia firmou uma parceria com a plataforma digital Clinicarx, com a meta de profissionalizar a oferta de serviços clínicos em toda a rede. “Nosso objetivo é que, em breve, as lojas associadas atuem como centros de cuidados integrados aos médicos, provendo-os com informações por meio de relatórios e exames”, antecipa.


Fonte: Redação Panorama Farmacêutico