Você sabe o que é curva ABC e como ela é impacta no varejo farmacêutico?


🚨🚨Alô, Gestor de Farmácia! Se liga nessa dica


A curva ABC é de suma importância para gerenciar o estoque de sua drogaria. Isso porque é possível categorizar todos os itens e fazer um controle mais preciso dos medicamentos e demais produtos em sua loja.

Produtos de curva ABC, como assim? 🤔


Nada mais é do que categorizar os produtos do seu estoque de acordo com o grau de importância de cada um deles. Ou seja, a curva ABC faz um ranqueamento dos seus produtos mostrando qual deles traz maior retorno para sua Farmácia, seja pela perspectiva da análise da rentabilidade ou pela quantidade de produtos vendidos.


📊Assim, os produtos que possuem maior giro e retorno são classificados como da curva A, os de giro médio ficam classificados na curva B, e a maior parte dos itens que tem menor giro para sua empresa, ficam classificados na curva C.


📍O uso da Curva ABC na Farmácia coopera para que o gestor saiba a participação de cada um dos produtos no montante de vendas mensal.

Cada Farmácia precisa ter sua própria classificação, por isso é necessário elaborar uma lista dos principais produtos vendidos durante o período escolhido - vale fazer uma análise trimestral, por exemplo - o importante é possuir esses dados e traçar estratégias de vendas e de reposição se baseando neles, combinado?